Novo livro para a semana

<i>Assim Foi Temperado o Aço</i>

Image 7162

Sai para a semana o novo título da Biblioteca Avante!. Trata-se do célebre romance Assim Foi Temperado o Aço, cujo autor, Nikolai Ostróvski, foi definido desta forma pelo grande escritor Romain Rolland: «As mais importantes obras de arte de uma revolução são os homens por ela produzidos. De entre a explosão de vida nova que fende a terra convulsionada vê-se surgirem almas de fogo, como hinos que enchem o ar de clamores de fé e cujos ecos se prolongam muito para além do desaparecimento de tais homens. Nikolai Ostróvski foi um desses homens, um desses hinos de vida ardente e de heroísmo.»

Depois dos graves ferimentos sofridos nas frentes da guerra civil russa – que opôs os bolcheviques aos exércitos brancos aliados a tropas de vários países capitalistas ,– Ostróvski (1904-1936), na altura com 20 anos, começou a perder a vista e viu-se condenado à imobilidade. Foi nessas difíceis condições que escreveu Assim Foi Temperado o Aço, romance que se baseia em factos e personagens reais e cujo protagonista, Pável Kortchaguine, se inspira na vida do próprio Ostróvski. O livro traça, com grande qualidade literária, o quadro empolgante do esforço desenvolvido para que o jovem Estado soviético se tivesse podido afirmar. A força dos grandes ideais revolucionários, o papel da classe operária, o verdadeiro amor à pátria e ao povo são valores que atingem elevado nível nesta obra de Nikolai Ostróvski, sucessivamente editada em dezenas de países.

O livro, que será distribuído com o Avante! de 14 de Abril, tem preço de capa de 9.50 euros. As encomendas devem ser feitas até ao dia 11.



Mais artigos de: PCP

Um Partido preparado para o combate

A VIII Assembleia da Organização Regional de Setúbal do PCP, que se realiza no domingo em Almada, revelará um Partido mais forte e preparado para as difíceis tarefas que tem pela frente. E com muito por onde crescer.

Derrotar o <i>Acordo Tripartido</i>

O Sector dos Transportes da Organização Regional de Lisboa do PCP está a distribuir um comunicado aos trabalhadores desta área em que apela à luta contra o Acordo Tripartido, assinado por Governo, patrões e UGT.

Por uma <i>Petrogal</i> pública

Está a ser distribuído aos trabalhadores da Petrogal/Galp um comunicado do PCP em que se defende a nacionalização da GalpEnergia. Nesse documento, a Comissão Coordenadora das Células do PCP na empresa considera esta a forma de dar corpo ao imperativo...

Mais de 2500 já assinaram

No comício que hoje se realiza às 18h00 no Largo da Estação de Queluz, a Organização Concelhia de Sintra do PCP vai divulgar o total de assinaturas recolhidas desde o arranque da campanha contra a privatização da CP. A iniciativa, entretanto, prossegue, mas dados...

Rumo estratégico para o País

A afirmação do aparelho produtivo e o aumento da produção nacional são vectores estratégicos para retirar Portugal da situação em que se encontra, como se tem provado nas iniciativas da campanha Portugal a Produzir.

Comemorações em grande

Continuam a realizar-se, de Norte a Sul do País e no estrangeiro, diversas iniciativas comemorativas do 90.º aniversário do PCP. No sábado, em Matosinhos, 200 pessoas participaram num jantar comemorativo que contou com a presença do deputado Miguel Tiago....

Jerónimo de Sousa no Chipre

O Secretário-geral do PCP está no Chipre a participar em diversas iniciativas e encontros, numa manifestação de solidariedade com a luta do povo cipriota pela reunificação do país.

PCP reúne com BE

Realiza-se amanhã, na Assembleia da República, um encontro entre o PCP e o BE que tem como objectivo proceder a uma avaliação mútua sobre a situação política, económica e social do País. Numa nota do seu Gabinete de Imprensa, o PCP destaca que este...

Encontro Nacional do PCP

O Comité Central do PCP decidiu, na sua reunião de domingo, realizar um Encontro Nacional do PCP sobre as eleições legislativas de 5 de Junho. O encontro terá lugar no dia 17 de Abril na Voz do Operário, em Lisboa, com início às 10h30.